Powered By Blogger

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Inspiração e a inspiração na Criação Web

Um problema corriqueiro que temos na construção de sites é o do uso indevido de imagens e violação de copyright, ou seja, dos direitos do autor, ou direitos autorais como designamos aqui no Brasil. Temos visto muito isso por ai. Seja pela facilidade que se têm de copiar coisas na web, seja pela cultura do "gerson" ( sim, com letra minúscula).


Mas não é só o leigo que copia e utiliza indevidamente uma imagem, uma criação. Este até tem certo "desconto" pois não tem conhecimento (algumas vezes) sobre o direito do autor, mas o pior é que profissionais da grande midia utilizam-se (apropriam-se) da criação dos colegas eu diria até "na cara dura"... Veja os exemplos ao lado ->

Quando falamos em criação, seja no mundo "Real" o virtual (web) temos de levar em conta o que realmente queremos transmitir ao leitor ou internauta.

Todo o trabalho web tem de levar em consideração o componente psíquico do marketing virtual. Seja levando-se em conta o ponto de vista do público que vai assistir, navegar, interagir com o website, seja com os objetivos do site seja ele: institucional, vendas (e-commerce), ferramenta de comunicação interna ou externa, SAC, etc. Além de ter em mente o público-alvo, devemos levar em conta a sequência da navegação e os interesses do internauta-visitante, e ainda se este é um já cliente ou um potencial cliente futuro.

No fim das contas é muito mais importante o "clima" o "sentimento", o "estado de espírito" que alguém vai sentir ao visitar seu site, muitas vezes isto é muito mais importante do que a cor de seu produto ou da própria empresa.

Após esta digressão para mostrar como é um tema complexo (e o valor de uma criação), voltamos ao tema deste texto. Veja abaixo alguns exemplos que demonstram que existe uma grande diferença entre Inspiração e inspiração...









São atitudes "perigosas" e eu diria "levianas" apoderar-se da criação de outras pessoas.

O trabalho de criação envolve não só Inspiração como também teoria e técnica. Exige altos estudos além do "levar o jeito pra coisa".









Eu diria que nestes casos os profissionais não "levam jeito pra coisa", mas "gostam de levar vantagem nas coisas", rs.





O trabalho de criação de um esquema de cores para a web, chamado de "palete" ou "paleta" é um assunto que nos dará muito "pano pra manga" em outros textos adiante. Até lá.



Roberto Vieira

Diretor de Marketing da MX8 Agência Web

roberto@mx8.com.br