Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quero ficar em primeiro lugar no Google



Sim, todo mundo quer ficar na primeira posição do Google. Abaixo o resultado de uma pesquisa sobre a visualização dos internautas numa pagina de busca.

37% de visitas vão para o primeiro ítem
15% de visitas vão para o segundo ítem
9% de visitas vão para o terceiro ítem da busca
o restante vão para todos os outros ítens da busca.

É fácil perceber a importancia deste posicionamento no Google. Ocorre que em resposta à esta grande procura e interesse de todos os proprietários de websites por este "lugar ao sol Googliano" surgiram também os aproveitadores de plantão...   Existem "empresas" e "profissionais" que oferecem (e garantem) que te colocam no primeiro lugar do Google, e assim atraem grande quantidade de clientes para seus "serviços"...

Mas o Google não pode ser assim manipulado, isso porque o primeiro site de buscas do mundo e mais importante website de negócios da web, têm sido muito ético sobre o "rankiamento" da chamada busca orgânica, ou seja, a busca natural: que varre a internet e indexa os sites de acordo com a relevância (analisando mais de 1.000 ítens nos sites) definindo assim a prioridade das primeiras linhas dos resultados mostrados na busca.

Tem como potencializar ao máximo um website para que ele seja melhor indexado dentro dos requisitos e diretrizes estipuladas pelo Google, mas garantir um posicionamento é coisa impossível tecnicamente.   Este posicionamento exige constante acompanhamento, alteração e atualização de conteúdo, mudança constante de palavras-chave e precisa estar antenado com as novas tecnologias em SEO, para conseguirem se manter na posição, ou nas primeiras posicões.

O posicionamento orgânico e natural das buscas, ou seja, os resultados não pagos, são realmente muito mais garantidos do ponto de vista do leitor/internauta, do que os links patrocinados.  Quero dizer que se um site está aparecendo nas primeiras linhas do Google, é porque realmente ele MERECE estar lá, e não por ter sido pago.  Jà no link patrocinado, os que aparecem à direita das buscas, estes foram posicionados de acordo com o investimento feito no Adwords.


Roberto Vieira é consultor em webmarketing da mx8 agencia web.