Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os jovens e o E-commerce

09 de fevereiro de 2011 | Publicado em Mercado, Vendedores | 1 Comentário



Os nativos digitais (ou Geração Y), aqueles jovens que têm entre 18 e 30 anos, são estereotipados como umbilicalmente conectados à tecnologia, descompromissados, habituados a uma enxurrada de informações superficiais e em busca da autorrealização profissional.

Estudo da Bridge Research, que ouviu jovens das regiões metropolitanas de Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, constatou que produtos e serviços ligados a telefonia, internet e TV a cabo aparecem apenas em terceiro lugar no ranking de gastos dos jovens, atrás de alimentação (refeições fora de casa e compras no supermercado), roupas e acessórios.

Além disso, quando questionados sobre gastos que pretendem diminuir, o item tecnologia é o mais citado. Mas não pelos gaúchos, que se mostraram os menos propensos a economizar com eletrônicos e baladas. A geração Y da Grande Porto Alegre prefere cortar viagens, roupas e acessórios.

Para conquistar estes jovens, preste atenção aos detalhes:

Eles têm facilidade com compras – e não sofrem com barreiras. São plenamente capazes de comprar em lojas fora do Brasil.
Hábeis em pesquisa e ávidos por informação, eles constroem seus próprios critérios. E querem produtos sustentáveis, menos poluentes.
São impacientes. Além de falar a língua deles, é preciso atender todas as expectativas que você gerou.
Fidelidade é volátil. Em caso de frustração, a migração para a concorrência é muito mais rápida. E, sim, acontece em grupos.
Apesar das marcas serem importantes – e uma referência – não são um valor. Eles buscam a experiência, o conforto, tecnologia e estética.
Via Pagpaedia – você pode consultar diretamente o estudo sobre a Geração Y e o e-commerce. Clique no link.

Tags: e-commerce brasileiro, marketing